ULTIMAS NOTICIAS:

BIOGRAFIA




Stefani Joanne Angelina Germanotta nasceu na cidade de Nova Iorque em 28 de março de 1986, filha mais velha de Joseph Germanotta, um empreendedor de internet, e Cynthia Germanotta. Descendente de raízes ítalo-americanas e franco-canadianas, ela é a mais velha de duas crianças. A sua irmã, Natali, uma estudante de moda, nasceu em 1992.
Aos onze anos de idade, Germanotta frequentou o Convent of the Sacred Heart, uma escola católica romana privada no Upper West Side em Manhattan, mas afirmou não vir de uma família rica, dizendo que seus pais ambos vieram de famílias de classe baixa, então trabalharam por tudo:

Minha mãe ficava doze horas por dia fora de casa, em telecomunicações, e o meu pai também.

Ela aprendeu a tocar piano aos quatro anos de idade, e escreveu a sua primeira canção de balada no instrumento aos treze, por volta dos quatorze, começou a comparecer em casas noturnas de apresentações livres ao microfone. Uma ávida atriz em musicais de ensino médio, Germanotta interpretou papéis principais como Adelaide em Guys and Dolls e Philia em A Funny Thing Happened on the Way to the Forum. Gaga descreveu a sua vida acadêmica na escola como “muito dedicada, estudiosa e disciplinada”, mas também “um pouco insegura”, como disse em uma entrevista:

Eu costumava ouvir brincadeiras por ser tanto provocativa como excêntrica, então comecei a baixar o tom. Eu não me encaixava, e me sentia como uma estranha.

Conhecidos discutem que ela não encaixava-se na escola:

Ela tinha um grupo central de amigos, era uma boa aluna. Ela gostava muito de garotos, mas cantar vinha em primeiro lugar.

Recordou o colega do ensino médio.

Referindo-se ao seu “expressivo livre espírito”, Gaga disse à revista Elle: “Eu sou canhota!” Ela também apareceu em um papel muito pequeno como uma colega de escola maliciosa na série de televisão dramática The Sopranos em um episódio emitido em 2001 intitulado “The Telltale Moozadell“, e fez audições para programas de televisão nova-iorquinos, sem sucessos.
Após a escola secundária, a sua mãe encorajou-a a fazer uma candidatura para o Collaborative Arts Project 21 (CAP21), um conservatório de treino de teatro musical na Tisch School of the Arts da Universidade de Nova Iorque. Aos dezessete anos, em 23 de agosto de 2003, Germanotta ganhou uma admissão antecipada para a Tisch School of Arts e morou em um dormitório da universidade na Rua 11. Lá, ela estudou música e melhorou as suas habilidades de composição ao escrever dissertações e artigos analíticos, focando em assuntos como arte, religião, questões sociais e políticas, incluindo uma tese sobre os artistas de música pop Spencer Tunick e Damien Hirst. Gaga sentiu que era mais criativa do que alguns dos seus colegas:

Uma vez que você aprende a pensar sobre arte, você pode ensinar a si mesmo.

Pelo segundo semestre do seu segundo ano, saiu da escola para focar-se em sua carreira musical. Seu pai concordou em pagar o seu aluguel por um ano, sob a condição de que ela se rematriculasse para a Tisch caso fosse mal-sucedida.

Eu abandonei a minha família inteira, consegui o apartamento mais barato que podia encontrar, e me dei mal até que alguém me ouvisse.

Após isto, ela fez audições para mais papéis e foi apanhada no reality show da MTV Boiling Points.

Germanotta inicialmente assinou um contrato com a gravadora Def Jam Recordings aos dezenove anos de idade, mas saiu dela depois de três meses. Brevemente, a sua companhia de administração apresentou-a ao compositor e produtor RedOne, que também era empregado dela. A primeira canção que ela produziu com RedOne foi “Boys Boys Boys“, uma mistura inspirada pelas canções “Girls, Girls, Girls” de Mötley Crüe, e “T.N.T.” de AC/DC. Ela mudou-se para um apartamento no sudoeste de Nova Iorque e gravou algumas canções com o cantor de hip-hop Grandmaster Melle Mel para um audiolivro acompanhante do livro infantil, The Portal in the Park, de Cricket Casey. Ela também deu início a Stefani Germanotta Band, um grupo com alguns amigos da universidade. Eles gravaram um Extended play com as suas canções de balada em um estúdio situado abaixo de uma adega em Nova Jersey, tornando-se um ponto fixo ao centro social no sudoeste da cidade.

Começou a experimentar drogas, logo depois, enquanto fazia apresentações neo-burlescas. O seu pai não entendia a razão do consumo de drogas e não conseguiu olhar para ela durante alguns meses. O produtor musical Rob Fusari, que ajudou-a a compor umas de suas primeiras canções, comparou as suas habilidades vocais às de Freddie Mercury. Fusari ajudou-a a criar o apelido Gaga, a partir da canção “Radio Ga Ga” da banda Queen. A diva estava no processo de criar um nome artístico, quando recebeu uma mensagem de texto de Fusari em que lia-se “Lady Gaga”. Ele explicou:

Todo dia, quando Stefani vinha ao estúdio, ao invés de dizer “olá”, eu começava a cantar “Radio Ga Ga”. Esta era a sua canção de entrada. Lady Gaga foi na verdade um pequeno erro; eu digitei “Radio Ga Ga” em um texto e ele fez uma autocorreção, então, de alguma maneira “Radio” mudou para “Lady”. Ela me respondeu: “É isto”. Depois daquele dia, era Lady Gaga. Ela disse: “Nunca mais me chame de Stefani”.

Subsequentemente, ela ficou conhecida como Lady Gaga. O The New York Post, entretanto, noticiou que esta história é incorreta, e que o nome resultou-se de um encontro comercial. Ao longo de 2007, Gaga colaborou com a artista Lady Starlight, que ajudou-a a criar a sua moda de palco. O par começou a tocar em apresentações em pontos de encontro de dança, como o Mercury Lounge, The Bitter End e o Rockwood Music Hall, com um pouco de sua apresentação artística conhecida como “Lady Gaga and the Starlight Revue“. Publicada como “The Ultimate Pop Burlesque Rockshow“, era uma pequena homenagem a vários artistas dos anos 70. Em agosto de 2007, Gaga e Starlight foram convidadas para tocarem no festival Lollapalooza nos Estados Unidos. A apresentação foi excepcionalmente aclamada e recebeu críticas positivas. Tendo inicialmente focado em avant-garde, música dance e eletrônica, Gaga encontrou a sua imagem musical quando começou a incorporar melodias de música pop, e o glam rock de David Bowie e Queen nela.
Fusari enviou a canção que ele produziu com Gaga ao seu amigo, o produtor e executivo musical Vincent Hebert. Hebert foi rápido ao assiná-la na sua gravadora, a Streamline Records, um selo da Interscope Records, por volta do seu estabelecimento em 2007. Ela acreditou Herbert como o homem que descobriu-a, acrescentando:

Eu realmente acho que nós fizemos a história do pop, e continuaremos fazendo.

Tendo já servido como aprendiz de compositora em um estágio na Famous Music Publishing, que depois foi adquirida pela Sony/ATV Music Publishing, Gaga subsequentemente conseguiu um contrato musical com a Sony/ATV. Como resultado, foi contratada para escrever canções à Britney Spears e os colegas de gravadora, nomeadamente: New Kids on the Block, Fergie, e The Pussycat Dolls. Enquanto Gaga compunha na Interscope, o cantor-compositor Akon reconheceu as suas habilidades vocais quando ela cantou um vocal de referência para uma de suas faixas em estúdio. Ele então, convenceu Jimmy Iovine, presidente e chefe executivo da Interscope-Geffen-A&M, a formar um acordo de união para tê-la também contratada na sua própria gravadora, a Kon Live Distribution e mais tarde chamou-a de sua “artista de franchise”. Gaga continuou as suas colaborações com RedOne em estúdio por uma semana em seu álbum de estreia, procriando os singles “Just Dance” e “Poker Face”. Ela também uniu-se ao catálogo de artistas da Cherrytree Records, um selo da Interscope estabelecido pelo produtor e compositor Martin Kierszenbaum, depois de co-escrever quatro canções com ele, incluindo o single “Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)”.